quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

"Revista Aventuras na História promove equivoco sobre a história do Integralismo"

 
Acima imagem da revista Aventuras na História com a capa dedicada ao líder comunista Luiz Carlos Prestes (Fonte: Aventuras na História).
 
A revista Aventuras na História, edição n°. 152, fevereiro de 2016, traz em suas páginas ampla matéria sobre a vida e obra do líder comunista Luiz Carlos Prestes e os diferentes momentos em sua vida, como a prisão, exílios e a vida clandestina, com o título "O Mais relevante Comunista Brasileiro".
 
Em uma das diversas páginas dedicada ao líder da Aliança Nacional Libertadora - ANL, o autor da reportagem aborda a prisão de Prestes, indicando o Integralismo como um movimento "tolerado" pela ditadura de Getúlio Vargas. A declaração do autor do texto ao meu entender é cômica, o Tribunal de Segurança Nacional julgou mais de 1.000 camisas-verdes ao longo da sua existência, sendo a ampla maioria condenada. Ao afirmar esse fato a revista presta um desserviço à história nacional, ocultando a verdade, que inúmeros Integralistas foram torturados, presos, condenados e enviados para colônias penais pelo país.
 
A historiografia dominante produz farto material sobre os líderes comunistas que tiveram seus direitos tolhidos pela ditadura Vargas. Revistas, livros e filmes são facilmente encontrados sobre esse fato, entretanto, salta os olhos a tentativa de imputar uma conduta aos Integralistas inverídica, encobrindo o fato que os camisas-verdes foram duramente perseguidos pela ditadura Vargas, sem direito as vultuosas indenizações que familiares dos movimentos de esquerda tiveram direito ao longo dos anos.   
 
 
Acima parte da reportagem sobre Luiz Carlos Prestes intitulada "Preso Político" (Fonte: Revista Aventuras na História).
 
Os interessados em enviar e-mail para revista : aventurasnahistoria@maisleitor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.