terça-feira, 1 de dezembro de 2015

"Museu Histórico Emílio da Silva encerra exposição sobre o Integralismo em Jaraguá do Sul - SC"

Hoje, dia 01 de dezembro de 2015, encerra a exposição sobre o Integralismo brasileiro no Museu Emílio da Silva, localizado em Jaraguá do Sul - SC. Durante dois meses a cidade recebeu uma exposição emblemática sobre o principal partido político dos anos 1930, trazendo em seu acervo ícones da história do movimento do Sigma, como o uniforme completo dos camisas-verdes, além de objetos raros, como broches, livros e revistas.
 
A Acção Integralista Brasileira - AIB  (1932-1937) em Jaraguá do Sul foi responsável em eleger durante os anos 1930 um número elevado de vereadores, além do Prefeito Leopoldo Augusto Gerent, em 1936. A presença do Sigma na região enraizou de tal forma que nos anos 1960 novamente os Integralistas elegeram, pelo Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), o Prefeito Roland Dornbusch.
 
Durante a segunda edição da exposição sobre o Integralismo foi possível contar um pouco mais da história da região, fazendo um resgate da memória regional, além da realização de entrevistas aos jornais e revistas locais abordando a temática e realizando a segunda edição da mesa redonda sobre o Integralismo que contou com a presença de personalidades locais, além de elevado público que teve a oportunidade de debater realizando perguntas aos membros da mesa.
 
 
Acima registro fotográfico da visita do Prefeito de Jaraguá do Sul - SC Dieter Janssen ao Museu Histórico Emílio da Silva (Fonte: Ademir Pfiffer).
 
 
Acima registro fotográfico da visita do vice-prefeito de Jaraguá do Sul - SC Jaime Negorbon ao Museu Histórico Emílio da Silva (Fonte: Ademir Pfiffer).
 
 
Acima registro fotográfico da visita da presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul - SC Natália Lucia Petry ao Museu Histórico Emílio da Silva (Fonte: Ademir Pfiffer).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.