segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

"Série Entrevista XV: Sr. Marco Clarke"

Ficha técnica
Nome:  Marco Clarke.
Estado: Roma - Itália.
Estado Civil: casado.
Data de nascimento: 13/10/1951.
Profissão: Administrado.

Entrevista realizada no mês de janeiro de 2014 pelo pesquisador Guilherme Jorge Figueira com o Veterano do Centro Cultural Jackson de Figueiredo Sr. Marco Clarke.

1) Sr. Marco Clarke, quais são as primeiras lembranças do senhor referente Centro Cultural Jackson de Figueiredo?  Como eram realizadas as reuniões?

Bem, eu não pertencia exatamente ao Grêmio Cultural. Eu participava apenas de algumas reuniões culturais, no período da minha permanência no Brasil, nos anos de 1976 a 1979. Estas reuniões se realizavam na cidade de São Paulo e eram de alto nível, com a participação inclusive de professores universitários.

2) Durante as diversas atividades o senhor teve a oportunidade de conhecer Dona Carmela, viúva de Plínio Salgado, em duas reuniões distintas. Como foram estes encontros?

Fomos recebidos, muito agradavelmente, por Dona Carmela, na sua casa , se lembro bem, no bairro Jardins em São Paulo . Ela nos falou sobre acontecimentos da vida do Plínio.

3) Muitos antigos militantes Integralistas atuaram em grêmios culturais na tentativa de manter viva a chama do Integralismo. O senhor lembra de algum evento realizado publicamente? Com a participação de figuras públicas?

Não, mas eu lembro que naquela época foram re-editados vários livros de Plínio Salgado.

4) A história do Integralismo atualmente está em voga, diversos pesquisadores se debruçam sobre o tema, porém na década de 1970, o livro de Helgio Trindade, Integralismo - O Fascismo brasileiro na década 30, fazia sucesso na academia. O senhor se lembra como esse livro foi recepcionado pelos veteranos? 

Foi  considerado como um importante  sinal de atenção sobre a importância do Integralismo na vida e na historia do Brasil, embora este livro fosse orientado em sentido não objetivo.

5) Por fim, qual a mensagem que o senhor deixa a todos os jovens que atualmente buscam informações sobre a história do Brasil, em especial do Integralismo? 

Acho que seja importante ler e estudar os livros de Plínio Salgado, que representam um valido instrumento de crescimento politico, cultural  para todos e sobre tudo paras os jovens que constituem o futuro da Nação.  Estes livros tem aspectos extremamente interessantes e continuam sem duvidas validos, sendo baseados sobre valores permanentes : o amor a Deus, a Família e a Pátria.

---

Abaixo lista de entrevistados:

Entrevistas XIV: Sra. Maria Alice Nardelli Pinto: http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/01/fichatecnica-nomemaria-alice-nardelli.html

Entrevistas XIII: Sr. Murilo Cesar Luiz Alves: (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/12/ficha-tecnica-nome-murilo-cesar-luiz.html);

Entrevista XII: Sr. Marco Antonio Rattes Nunes: (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/12/serie-entrevistas-xii-sr-marco-antonio.html);

Entrevista XI: Sra. Ana Carolina Monteiro Porto de Oliveira (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/11/serie-entrevistas-xiii-sra-ana-carolina.html);

Entrevista X: Sr. Jeronimo de Araujo (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/10/serie-entrevistas-xii-sr-jeronimo-de.html);

Entrevista IX: Sra. Lieden Maria de Oliveira Carvalho (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/07/ssss.html);








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.