terça-feira, 2 de abril de 2013

"Líder da Ação Integralista Brasileira e do Partido de Representação Popular monitorado pelo Deops"


A abertura dos arquivos e prontuários do extinto Departamento Estadual de Ordem política e Social de São Paulo – Deops, já foram motivo de inúmeras reportagens por parte da imprensa brasileira que não cansou de elencar diversos artistas e militantes comunistas perseguidos e monitorados pelo antigo órgão da repressão, segundo o jornal O Globo, do dia 01 de abril de 2013, já foram digitalizados cerca de 01 milhão de páginas de documentação pela Associação dos Amigos do Arquivo Público de São Paulo, em parceria com o projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Entre as diversas fichas digitalizadas nomes de notórios Integralistas surgem naturalmente sem que seja dada a devida publicidade, é o caso do Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937) e do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) Plinio Salgado. A quantidade e diversidade de material sobre seu monitoramento impressiona, são centenas de folhas destinadas a esclarecer aspectos pessoais e políticos de Salgado, servindo como uma importante fonte aos pesquisadores.

Abaixo o link com a ficha policial de Plínio Salgado, catalogada como Prontuário 40448, caixa 223: http://www.usp.br/proin/inventario/detalhe-iconografia.php?idFotografia=9


Acima grupo de Integralistas observando o desfile organizado pela Acção Integralista Brasileira na Av. Paulista, São Paulo, da sacada da residência de Angelo Pocci, diretor do jornal Fanfulla. Deste local, o chefe da AIB, Plínio Salgado, passou em revista os milicianos Integralistas (Fonte: Proin - Deops, Prontuário/Dossiê n°040583). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.